Aprovada la RIS3 Transfronteiriça NORCYL 2021-2027

No período de programação 2021-2027, as estratégias de investigação e inovação para uma especialização inteligente (RIS3) mantêm o seu papel crucial como requisito fundamental para financiamento do OP1, que inclui os apoios nas áreas da inovação, da  digitalização, da transformação económica e do apoio às Pequenas e Médias Empresas (PMEs).

As regiões do Norte de Portugal e de Castela e Leão já definiram as suas RIS3 para este período, comprometendo-se a desenvolver medidas de cooperação internacional em domínios prioritários: consolidar a cooperação em áreas comuns das RIS3, fomentar o empreendedorismo inovador e intensificar a participação das empresas em processos de investigação e desenvolvimento.

Para a consecução destes objetivos, o projeto Gobernanza NORCYL (Reforço da cooperação administrativa e entre os cidadãos na região NORCYL), aprovado pelo Programa Interreg Espanha – Portugal (POCTEP) 2021-2027, inclui o desenvolvimento da Estratégia de Especialização Inteligente Transfronteiriça RIS3-T Castela e Leão – Norte de Portugal (2021-2027).

Consulte o relatório final da RIS3 Transfronteiriça NORCYL 2021-2027, e o sumário executivo, no site web da Comunidade de Trabalho Norte de Portugal-Castela e Leão.

A metodologia utilizada, composta por sete etapas, envolveu uma recolha e análise de informação relevante para caracterizar as duas regiões. Para além disso, foram efetuadas reuniões de trabalho com a CCDR-Norte e com a Junta de Castela e Leão, bem como com 13 atores das regiões do Norte de Portugal e de Castela e Leão. Foram ainda organizados 3 workshops através da plataforma Zoom. Estes workshops, que contaram, em termos globais, com o envolvimento de 38 participantes provenientes de 35 entidades, visaram recolher as perspetivas dos mesmos sobre as propostas de áreas prioritárias de cooperação, plano de ação e modelo de governação da Estratégia.

Tendo por base os domínios definidos nas RIS3 das 2 regiões (e as prioridades indicadas como mais relevantes em cada um dos domínios), a metodologia do S3 Observatory da DG REGIO que associa a cada domínio os códigos de Classificação das Atividades Económicas (CAE) (a 2 dígitos), os resultados referentes aos projetos em copromoção e os contributos dos atores relevantes nas entrevistas, foram identificadas como áreas prioritárias de cooperação:

  • energias renováveis,
  • fabricação avançada,
  • saúde,
  • sistemas agroalimentares e bioeconomia,
  • tecnologias digitais
  • turismo e património

Com base nas visões individuais de desenvolvimento e inovação de ambas as regiões, foi ainda definida a visão partilhada, bem como identificados os objetivos estratégicos de cooperação. Esta definição enquadrou o desenvolvimento do plano de ação, que inclui seis ações relevantes, as quais conferirão vantagens competitivas às entidades envolvidas e uma maior criação/incorporação de valor acrescentado nas duas regiões. De forma diretamente relacionada com a liderança e com a apropriação da Estratégia, foi também definido um modelo de governação para a sua implementação, e um sistema de monitorização e avaliação da Estratégia.

Descargas

[RELATÓRIO FINAL] Estratégia de Especialização Inteligente Transfronteiriça RIS3-T NORCYL (2021-2027)

[SUMÁRIO EXECUTIVO] Estratégia de Especialização Inteligente Transfronteiriça RIS3-T NORCYL (2021-2027)

Otras Noticias